Enquadrada pela parceria existente entre a Confederação dos Agricultores de Portugal e a Navigator Company, esteve na sede da CAP uma delegação marroquina composta por 15 pessoas ligadas ao Projeto de Cooperação DIAF – Diálogo Técnico Agrícola e Florestal Marrocos-Alemanha, no âmbito da componente do Projeto respeitante à Profissionalização das Organizações Profissionais Agrícolas e Florestais (OPAF).
Os elementos da delegação tiveram oportunidade de apresentar este Projecto que tem por meta o desenvolvimento e adaptação do quadro jurídico e institucional, com vista a atingir objetivos políticos e a permitir aos decisores com responsabilidades sobre a agricultura e floresta de desenvolverem e de colocarem em vigor os meios e os serviços necessários para prossecução dos fins em função das necessidades. O objetivo final será o de reforçar o sistema agro-florestal no seu conjunto e de melhor integrar as pequenas e médias empresas nos circuitos económicos locais, através do desenvolvimento de instrumentos de gestão coerentes e sistemáticos de cooperação entre empresas.
O Projecto visa ainda acompanhar as instituições de Aconselhamento Agrícola para que possam estar aptas a desenvolver, de forma melhorada, a profissionalização das organizações profissionais agrícolas e florestais (OPAF) no plano da organização e gestão. Uma vez profissionalizadas, as OPAF servirão de modelo para duplicação e aplicação a outros setores de atividade e a outras regiões de Marrocos, compreendendo cooperativas, associações, agrupamentos de interesse económico e clusters de setores técnicos específicos.
No sentido de aprofundar relações de cooperação, e considerando os quase 50 anos de história da CAP, a visita permitiu à anfitriã fazer uma apresentação sobre a sua constituição, os seus objectivos e percurso, a integração de Portugal na União Europeia e a aplicação da Política Agrícola Comum. A CAP explicou também a vasta lista de serviços que presta aos agricultores, a importância dos Centros de Informação Rural espalhados por todo o território, os programas de formação profissional, a relevância da concretização anual da Feira Nacional de Agricultura, as acções de promoção de produtos agro-alimentares de excelência na União Europeia e em países terceiros. A visita terminou com uma sessão de debate e troca de experiências por ambas as partes e a promessa de futuros encontros.
O Projeto DIAF teve início em 2019 e terá o seu termo no final de 2023. A sua área de intervenção estende-se às regiões de Rabat, Salé, Kenitra, Casablanca, Settat, Marrakech e Safi, e tem como parceiro institucional o Ministério da Agricultura, da Pesca Marítima, do Desenvolvimento Rural e das Águas e Florestas de Marrocos.