A iniciativa incluiu um jantar de apresentação dos vinhos portugueses com pratos de cozinha vietnamita que superou as expectativas pelo sucesso das harmonizações.
Antes da prova foi dinamizada uma masterclass com um orador vietnamita especialista em vinhos que pode dar a conhecer as características das nossas regiões e vinhos.
A missão no Vietname só foi possível devido ao acompanhamento constante de todos os processos burocráticos por parte do Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Embaixador de Portugal na Tailândia e Vietnam, Francisco Vazpatto, e à delegação da AICEP, no respeitante à tramitação das amostras dos vinhos. Também recente Câmara do Comércio Indústria Portugal-Vietname, foi um parceiro importantíssimo nesta missão.
“A economia vietnamita está, neste momento, a crescer a um ritmo forte sendo por isso, este, o timing perfeito para o estabelecimento de negócios nesta parte do mundo. Pudemos constatar que os portugueses são um povo com grande aceitação junto dos vietnamitas pelo seu passado histórico, facto que, poderá contribuir para o estabelecimento de relações comerciais fortes e duradouras”, registaram os portugueses presentes.
Num país que se encontra bastante recetivo em termos de interesse no vinho português, os dez produtores que acompanharam a CAP nesta missão fazem um balanço extremamente positivo.