Cerca de três centenas de jovens estiveram reunidos em Bruxelas para participar em mais um Congresso dedicado aos Jovens que este ano regressou ao debate fundamental da integração das gerações mais novas na actividade agrícola europeia, quer como guardiões da tradição quer como motores da inovação, e também para assistirem à apresentação dos 13 projetos candidatos aos Prémios para Jovens Agricultores.
Este ano participaram os representantes da Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Alemanha, Grécia, Itália, Portugal, Roménia, Eslováquia, Eslovénia e Espanha.
Numa votação muito disputada, foram por fim encontrados os vencedores nas três categorias: Matěj Sklenář, da República Checa, Koutsouradi Argyro, da Grécia, e François Lejeune, da Bélgica.
MELHOR PROJETO DIGITAL
Matěj Sklenář - República Checa
Uma parceria com o programador de robótica e software Vratislav Beneš permitiu criar o FRAVEBOT, um robô de monitoramento de doenças e pragas do tomateiro que se desloca de forma autónoma pela estufa. Usando a inteligência artificial (IA), o robô monitoriza a saúde das plantas e a maturação dos frutos, incluindo a deteção precoce de pragas e doentes.
Esta função permite aos agricultores a adoção de medidas atempadas para combater os problemas, reduzindo fortemente a necessidade de pesticidas, bem como aumentando os rendimentos utilizando a mesma quantidade de água e nutrientes.
PROJECTO MAIS RESILIENTE
Koutsouradi Argyro - Grécia
Um projeto que combina métodos tradicionais e tecnologia moderna para produzir organicamente plantas aromáticas e ervas na ilha de Chios. O fornecimento de sementes apenas a partir de canteiros orgânicos certificados e o uso exclusivo de práticas orgânicas certificadas, combinados com o clima, solo e ambiente limpo únicos da ilha, garante a alta qualidade e fragrância abundante das ervas e óleos essenciais produzidos.
MELHOR PROJECTO DE MELHIRIA DE ÁREAS RURAIS
François Lejeune - Bélgica
Desenvolveu uma rede de padarias, fábricas de biscoitos, escolas de culinária, mercados, pizzarias e oficinas de produção de massas que trabalham com farinhas biológicas, permitindo-lhes obter seus produtos de forma muito local.
O Prémio PPE para Jovens Agricultores deste ano foi patrocinado pela CropLife Europe, Fertilizers Europe e McDonald's.
Fonte: Buscardini Communications