Sob o mote «Renovação Geracional na Agricultura», os congressistas vindos de todos os Estados-membros terão oportunidade de assistir às intervenções de Antonio Tajani, presidente do Parlamento Europeu, de Joseph Daul, presidente do Partido Popular Europeu, e de Manfred Weber, presidente do grupo parlamentar do PPE.
Serão também oradores, os eurodeputados Nuno Melo e Esther Herranz, e os representantes das organizações agrícolas de Portugal e Espanha, Luís Mira e Pedro Barato.
O 5º Congresso é também o momento de eleger o Jovem Agricultor Europeu com o melhor projeto, após terem vencido nos respetivos Estados-membros.
Este ano haverá projetos de jovens agricultores vindos de 17 países: Chipre, Polónia, Bulgária, Espanha, Portugal, Alemanha, Finlândia, Croácia, Grécia, Irlanda, Áustria, Eslovénia, Letónia, Itália, Bélgica, Roménia e Holanda.
Portugal será representado por Manuel Maria Costa Grave, vencedor do prémio “Jovem Agricultor do Ano” de 2018, com um projeto de investimento para instalação de amendoal superintensivo numa exploração com cerca de 70 hectares, na zona de Portel.