A iniciativa dá às mulheres rurais uma nova oportunidade de submeterem os seus projetos ligados ao sector agroalimentar e contribuírem para pôr em relevo o papel-chave que têm no desenvolvimento do mundo rural. Uma iniciativa que, desde 2019, já conseguiu empoderar mais de mil mulheres de 9 países diferentes.
A Corteva Agriscience, empresa agrícola líder em tecnologia aplicada a sementes sob a marca Pioneer®, proteção de culturas e agricultura digital, e a CAP (Confederação dos Agricultores de Portugal) estão mais uma vez unidas num objetivo comum: empoderar mulheres com projetos inovadores, ligados ao sector agroalimentar e concebidos para serem desenvolvidos no meio rural.
Com esta 4ª edição, regressa a possibilidade de participação e conquista de um dos 3 prémios disponíveis. O primeiro projeto premiado conseguirá um apoio financeiro de 5 mil euros para investir no desenvolvimento do seu negócio. Além disso, as duas finalistas desta 4ª edição, vão obter acesso a formação e assessoria por parte de profissionais do sector, e ainda uma campanha de divulgação e visibilidade dos seus projetos.
As empreendedoras rurais podem candidatar-se e habilitar-se a serem as próximas vencedoras do Programa TalentA – tal como Ana Veríssimo, vencedora da 3ª Edição, pelo seu projeto sustentável "Olive", que visa a produção de misturas solúveis aromáticas e medicinais para bebidas, a partir do reaproveitamento de resíduos resultantes da poda das oliveiras; a empresária rural Sílvia Martins, finalista pelo seu projeto "Sentidos da Terra", que consiste na produção, comercialização e transformação de plantas medicinais, aromáticas e condimentares certificadas como biológicas; ou a finalista Sílvia Santos, com o seu projeto "Legumaria", dedicado à produção e cultivo biológico de rebentos biológicos, ricos em proteínas, micronutrientes e antioxidantes para uso alimentar.
O objetivo do programa TalentA é encontrar projetos que necessitem de apoio externo para ultrapassar as barreiras que as mulheres que trabalham em zonas rurais enfrentam. Os principais critérios de avaliação dos projetos são: a luta contra o despovoamento rural, o impacto ambiental, económico e social na área onde se desenvolvem, bem como a inovação e a transformação digital. ---
Para participar nesta 4ª edição, as interessadas podem apresentar a sua candidatura através do site https://www.programatalenta.pt, de 1 de novembro de 2023 a 31 de janeiro de 2024 e seguir estes passos: fazer download dos termos e condições da iniciativa; preparar os materiais necessários para a candidatura; enviar os materiais por e-mail.
O primeiro projeto premiado conseguirá um apoio financeiro de 5 mil euros para investir no desenvolvimento do seu negócio. Além disso, as outras duas finalistas desta 4ª edição, vão obter acesso a formação e assessoria por parte de profissionais do sector, e ainda uma campanha de divulgação e visibilidade dos seus projetos. A Corteva Agriscience e a CAP anunciarão as vencedoras a 8 de março de 2024, um momento-chave para celebrar o Dia Internacional da Mulher.
O Programa TalentA está presente em vários países em todo o mundo: Espanha, Portugal, Roménia, Ucrânia, Rússia, Chile, México, Argentina e Hungria. A iniciativa foi apresentada como uma história de sucesso no Parlamento Europeu a mais de 60 organizações membros que defendem os interesses das mulheres que trabalham em zonas rurais na UE.