Numa coincidência improvável causada pela Covid, o dia 10 de Dezembro transformou-se num dos momentos mais esperados de 2020 para os jovens agricultores: nessa manhã, o Parlamento Europeu elege, entre os vencedores de 2019, o Melhor Jovem Agricultor Europeu 2020 e, na mesma tarde, a partir das 14h30, a CAP anuncia o vencedor do concurso nacional deste ano que representará Portugal em Bruxelas em 2021.
Ambas as iniciativas foram afectadas pela pandemia e forçadas a adiar a data da sua realização. O Concurso Nacional realiza-se sempre em Junho, durante a Feira Nacional de Agricultura, que este ano não se efectuou.
Esclarecidas as possíveis confusões, o candidato de Portugal ao Prémio de Melhor Jovem Agricultor Europeu 2020 será Gonçalo Assis Lopes, vencedor nacional em 2019, prémio conquistado com a SEABERRY, Sociedade Agrícola Lda., resultado de uma parceria familiar com excelentes resultados na produção de morangos em sistema semi-hidropónico.
Na manhã de 10 de Dezembro, Gonçalo Assis Lopes representará Portugal no 6ºCongresso e Concurso Europeu que se realiza nesta data, definida pelo Parlamento Europeu após o óbvio adiamento decorrente das medidas adoptadas pelas instituições europeias face à pandemia Covid-19.
Na tarde de 10 de Dezembro, a partir das 14h30, CAP dará início à Conferência “As oportunidades para os Jovens Agricultores” a que se seguirá a cerimónia de entrega do Prémio Nacional de Melhor Jovem Agricultor, uma iniciativa em parceria com a APED, Ascenza, Bayer e Consulai com o apoio institucional do Ministério da Agricultura.
O vencedor anunciado a 10 de Dezembro de 2020 será o representante de Portugal na competição pelo título de Melhor Jovem Agricultor Europeu, no evento do próximo ano, que reúne mais de duas dezenas de países candidatos.