Objetivo principal
O PORTUGAL SOU EU tem como objetivo o reforço da capacitação e qualificação empresarial de PME para o desenvolvimento de bens e serviços e, a promoção da sua competitividade através, nomeadamente, de ações de sensibilização, informação, capacitação e disseminação para fatores críticos de competitividade, com foco na sustentabilidade e digitalização.
Junto dos consumidores, procura destacar os impactos ambientais do consumo e a sustentabilidade da produção local.
Junto das empresas, fomenta a transição de modelos de gestão tradicionais para modelos que atendam a estratégia ESG e outras relevantes. Das ações dirigidas às empresas destacamos a sensibilização e capacitação para responder às exigências de um passaporte digital de produto, a promoção da digitalização das PME, a promoção de modelos colaborativos para a inovação e a promoção da sustentabilidade.
Objetivos
O Programa Portugal Sou Eu tem a capacidade de fazer a ponte entre consumidores, empresas e instituições públicas e privadas e assegura retorno económico, através da promoção de bens e serviços com elevado índice de incorporação nacional e, consequente, impacto positivo na economia nacional, incluindo o emprego.
Visa:
1. Estimular uma mudança de atitude por parte de consumidores e empresas;
2. Fidelização sustentável do consumo;
3. Mobilizar transversalmente todos os agentes económicos;
4. Capacitação das PME para o desenvolvimento de processos de inovação e integração na economia digital e circular como formas privilegiadas de aumentar a competitividade e crescimento.
Entidades Beneficiárias:
AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria
AIP – Associação Industrial Portuguesa, Câmara de Comércio e Indústria
CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal
IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I.P.
Atividades
A operação é composta por diversas fases:
1 - Estratégia de Marketing;
2 - Comunicação e Ativação da Marca;
3 - Produção de Conteúdos;
4 - Rede e Empresas;
5 - Portal
6 - Estudos
7 - Custos de funcionamento;
8 - Verificação
Resultados esperados
- Incorporação de valor nos produtos e serviços aderentes ao selo, no seio da população alvo;
- Mudança dos hábitos de consumo, face à mensagem do projeto, no seio da população alvo;
- Inovação de produto/serviço que aderiram ao selo, face ao total das empresas aderentes ao selo;
- Incorporação de princípios de economia circular envolventes aos produtos/serviços aderentes ao selo;
- Apreciação da representação e diversidade setorial das empresas e estabelecimentos aderentes ao selo.