Manual Biossegurança Pecuária
MANUAL DE BIOSSEGURANÇA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO PECUÁRIA EM REGIME EXTENSIVO
Este manual foi desenvolvido pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) em colaboração com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Destina-se aos produtores de animais nos regimes extensivos e tem como principal objetivo auxiliar na prevenção da introdução, propagação e persistência de doenças que possam afetar as explorações e os produtos destinados ao consumo humano.
O manual pretende-se descrever as regras gerais e medidas mínimas de biossegurança, incluindo aspetos físicos e de gestão, aplicáveis, de uma forma geral, a explorações em regime extensivo, de equídeos, bovinos, ovinos, caprinos, suínos e aves.
Este manual pretende ser informativo e as medidas nele apresentadas devem ser adaptadas a cada tipo de estabelecimento, de acordo com as suas caraterísticas. Assim, a consulta deste manual não substitui a consulta de outras fontes para a elaboração de um plano de biossegurança.
O manual começa por apresentar a principal legislação aplicável a esta matéria, quer a nível Nacional quer comunitário. Após uma abordagem ao conceito de biossegurança são descritos os princípios da biossegurança. Ao longo do manual são referidas as principais vias de transmissão de doenças, nomeadamente a transmissão direta e indireta e as medidas de biossegurança que melhor se adequam a cada situação. Neste ponto são salientadas as principais medidas de proteção física e as medidas de gestão.
No final do manual é salientado a importância de todas as explorações disporem de um plano de biossegurança e de realizarem a sua monitorização. O manual termina com uma check-list de verificação dos principais aspetos de biossegurança, que pode servir para as explorações confirmarem as medidas já implementadas e os aspetos que necessitam de melhorar.