Objetivo principal
Este grupo operacional, pretende obter soluções eficazes e custo-eficientes para a monitorização da MOS em PSB, dotando os agricultores de ferramentas que lhes permitam potenciar as suas explorações.
Objetivos
O "GO SOLO", sendo um projeto a 5 anos, no âmbito de uma iniciativa comunitária, promovida pelo PDR2020 e cofinanciada pelo FEADER, no âmbito do Portugal 2020, foi delineado para a demonstração expedita e a baixo custo do teor de matéria orgânica do solo (MOS) em pastagens semeadas biodiversas (PSB) e sua capacidade de sumidouro de carbono, como forma de promover a produção, disseminação e adoção de práticas mais sustentáveis. No GO SOLO serão operacionalizadas abordagens inovadoras que contam com experiências-piloto bem sucedidas a mais pequena escala em diversas regiões do Mundo, mas ainda não implementadas de forma comercial, e que constituem uma alternativa de baixo custo às tradicionais recolhas e análises de MOS.
Atividades
19 Ações de divulgação: colóquios, web, publicações técnicas e grupos focais.
Resultados esperados
Poderá consultar toda a informação detalhada e atualizada do projeto, no espaço online da Rede Rural Nacional, em Inovação Rural - Grupos Operacionais