Objetivo principal
Promover a aprendizagem e a qualificação ao longo da vida, bem como o reforço da empregabilidade. Possibilitar a aquisição de habilitações e/ou competências profissionais e escolares, com vista a uma (re)inserção ou progressão no mercado de trabalho.
Objetivos
Visa promover o aumento das qualificações ao longo da vida, promovendo melhores condições de empregabilidade, concentrando assim a sua prioridade de intervenção junto dos adultos sem ensino básico ou secundário e sem qualificação profissional.
A Candidatura Integrada de Formação da CAP tem como objectivo contribuir para ultrapassar as deficiências estruturais que o sector agrícola e o mundo rural apresentam (baixos níveis de escolaridade e de qualificação, envelhecimento da população agrícola, fraca iniciativa empresarial, etc...); responder aos desafios colocados pelas novas dinâmicas emergentes resultantes, nomeadamente, das novas políticas de desenvolvimento agrícola e rural; fixar competências e actualizá-las ao nível técnico e tecnológico, de forma a acompanhar, de modo mais efectivo, as oportunidades económicas emergentes.
Atividades
Realização de acções de formação de longa duração, integradas no Catálogo Nacional de Qualificações e que conferem dupla certificação, as quais deverão dar resposta às necessidades formativas dos formandos empregados e desempregados e do tecido empresarial do mundo rural. Na região Centro para o período de referência a CAP gere 9 ações EFA, que abrangem 172 formandos.
Resultados esperados
Indicadores de resultados:
172 Adultos apoiados em cursos de formação com certificação escolar e/ou profissional.
Indicadores de realização:
65% Empregabilidade ou prosseguimento de estudos nos 6 meses seguintes à conclusão dos cursos.
80% Adultos certificados em cursos de formação com certificação escolar e/ou profissional.